Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

As primeiras trutas de 2012


Mais uma ano e mais uma abertura a um dos mais preciosos peixes de águas interiores nacionais, por muitos mais peixes que pesque, este é o peixe que mais me encanta, pelas mais variadas razões: as paisagens e o ambiente quase místico onde pescámos, a extrema dificuldade na captura dos maiores exemplares( em verdade se diga que cada vez são menos) e porque é sem duvida o peixe de eleição do meu pai..
Por aqui já o disse que cresci a ouvir histórias de trutas, os robalos pesco por uma questão de proximidade e claro de prazer igualmente mas dificilmente efectuaria os km que faço para pescar trutas se fosse para pescar robalos.. Os rios, a cor ,os cheiros são diferentes perseguindo trutas..

 Já faz uns anos largos que não pesco no dia de abertura, estou farto de ver pescadores a correr nas margens dos rios para chegar aos locais mais quentes,cansei-me de ver um dia que para mim é especial num dia de matança, prefiro ir depois, com mais calma e sem atropelos e este ano assim foi novamente e como é tradição a primeira pesca do ano é sempre feita com o meu Pai, e neste caso mais um amigo meu..


Como era de esperar os rio levam pouca água, pescámos em dois rios pela manhã sempre ao spinning , as trutas aparecerem, e cada ano que passa fico encantado cada vez que vou pescar trutas, a primeira truta da época tem sempre um renovado fascínio como se da primeira da minha vida se tratasse..



Lá foram saindo com uns minnows e as habituais colheres rotativas





O meu Pai comentava-me: " Antigamente havia pouco dinheiro para amostras, agora há muitas amostras e poucas trutas! "


Palavras sentidas e sintomáticas de que pesca trutas há mais de 40 anos e viu os rios a desfalecerem, a serem roubados e espoliados de vida..




Até quando iremos conseguir preservar estes exemplares selvagens e resistentes ao tempo?


Da parte da tarde pesquei um pouco à pluma, o tempo quente vai ajudando na pesca à seca..



Esta semana outros rios visitarei, desta vez na companhia do meu irmão que ainda não pode pescar este ano, foi o primeiro dia que visitei as trutas este ano com a certeza que voltarei a alguns destes lugares..

Viemos para casa com com a alegria de quem fez o que mais gosta e com a consciência que as trutas que foram pescadas foram devolvidas com vida  ao meio que pertencem , aos bravos rios que correm em lugares onde o silencio merece ser ouvido

Morte de Peixes no Rio Rabaçal

Ainda esta semana vou apresentar o meu relato das primeiras jornadas de pesca às trutas, deixo um link sobre a morte de peixes no rabaçal,falei com pescadores que estiveram na abertura neste maravilhoso rio, muito peixe morto mas não se viam trutas entre eles, não sou biólogo mas gostaria de entender o porquê das trutas não morrerem com este parasita, se alguém me conseguir explicar agradeço a informação:

http://www.tvi.iol.pt/noticia/ambiente/peixes-peixe-parasita-bacteria-rabacal-tvi24/1330813-4070.html