Seguidores

terça-feira, 26 de maio de 2009

Tricóptero, e a pesca ás trutas

Pescando trutas num rio de montanha

Tricóptero o todo terreno na pesca ás trutas

Se há momento na minha vida que eu me sinto perto do paraíso é quando me encontro algures numa montanha, vagueando por um rio ou ribeiro pescando trutas..
Ainda existem locais em Portugal que parece que o homem ainda não chegou, ainda há sítios que ficámos deslumbrados com cenários que a Natureza nos proporciona..

Com uns dias livres esta semana decidi ir fazer uma visita a um pequeno rio de montanha que por norma me proporciona uns fins de tarde agradáveis brindado com a presença de trutas fário , como rio de montanha que é as trutas são pequenas mas guerreiras, musculadas das águas rápidas que habitam

Hoje decidi levar uma cana de 8 pés e um carreto equipado com linha 4, com acção rápida, neste tipo de rios pescámos muitas vezes à ponteira, ou pequenos lançamentos, são rios com muita vegetação, muito difíceis de pescar pela densidade da mesma nas margens do rio, obriga-nos a caminhar vagarosamente pela água e a fazer verdadeiras acrobacias para conseguir pescar.. No rio pensava que iria observar mais eclosões devido à temperatura que se fazia sentir mas exceptuando os habituais dípteros, visiona-se algumas efémeras e esporadicamente um tricóptero

A pesca não foi muito fácil comecei a pescar com ponta 0.12 e para começar a capturar algumas pintonas tive que baixar até ao 0.08 quase todas entraram em tricópteros e apenas 2 em efémeras, ainda pesquei à ninfa nuns poços mais fundos mas sem sucesso.. Uma tarde bem passada com perto de uma dúzia de trutas capturadas e libertadas como sempre, pequenas mas lindas..




Preservem este magnifico património genético que nos resta, libertem todas as trutas selvagens.. Deixem esse legado aos vossos filhos.

Obrigado Pai por me teres ensinado a pescar trutas, a observar e a preservar..

7 comentários:

artur oliveira disse...

SIPLESMENTE ESPECTACULAR.
AMIGO que saudades que Eu já sinto de pescar umas pintonas de montanha.
na minha zona estao prticamente extintas,e plumar nem de ponteira todas as ribeiras estao completamente tapadas.

Paulo Martins disse...

Boas amigo,

É uma pesca unica, acho que só os pescadores de trutas conseguem descrever a sensação de pescar trutas nestes locais, o silencio, o ouvir das águas, 5 estrelas

Abraço amigo

Luna disse...

Não aprecio pesca,faz-me muita impressão os peixes fora de agua sem poderem respirar,quando estava a ver o vídeo fiquei feliz de ver a truta voltar ao seu meio ambiente,mas as fotos são lindas um paraíso, é nesses locais que podemos equilibrar os nossos centros para batalharmos no dia a dia.
beijinhos

Ângelo Santos disse...

Tens um blog espétacular amigo Paulo!

Não resiti á pequena conversa ontem no teu carro e esta semana vou comprar o meu primeiro material de Fly Fishing!

Parabéns!

Grande abraço!

Ângelo

Paulo Martins disse...

Boas Angelo,

O blog é uma brincadeira que vai dando para partilhar algumas coisas.Obrigado pelo comentário e vai aparecendo..
Compra a cana que te falei, barata e é 5 estrelas.

Abraço

Paulo Martins disse...

Olá ..

É um prazer ve-la por aqui, não se preocupe que as trutas vão todas para os rios para viverem a vida que merecem, sofrem um pouco infelizmente, mas se tivrmos alguns cuidados não provocámos efeitos nefastos ás mesmas..

Beijinhos

Raúl Ribeiro disse...

Robalos na alma .....e Trutas no coração.... belo post Paulo.