Seguidores

sábado, 9 de maio de 2009

Super Spook no spinning de costa



Super Spook ,


Com as águas a aquecerem começa a chegar a altura de usarmos e abusarmos das amostras de superfície.
Futuramente irei abordar algumas técnicas e amostras para a pesca à superfície, hoje apenas quero deixar aqui a minha opinião sobre uma amostra intemporal a Super Spook, a descendente da famosa zara spook ,existe um sem número de amostras de superfície e com o actual mercado de artificiais a lançar cada mais novos modelos achei por bem começar este tema com a amostra com a melhor relação preço/qualidade para este tipo de técnica que eu conheço.

Com 23 gramas e 12.7 cm é uma amostra com um corpo quase cilíndrico, um charuto como muitos pescadores a apelidam mas de uma eficácia notável, um artificial que já me deu muitas e grandes alegrias.
Existem no mercado várias cores disponíveis, infelizmente no mercado naciona não conheço quem comercialize todas as cores da colecção algumas temos que recorrer ás compras online.
São artificiais resistentes ao atrito e choques diversos, tanto na estrutura como na pintura, por vezes em alguns artificiais acontece uma má vedação no orifício por onde sai o olhal que sustenta a fateixa traseira, deixa entrar água com que faz que a esfera traseira enferruje, desequilibrando a amostra e alterando a sua cor, convêm aplicar umas gotas de cianocrilato que serve perfeitamente para fazer a vedação.
Existem versões equipadas com anzóis e argolas água doce, obrigatoriamente a serem trocados por números superiores e mais resistentes ao meio marítimo.
Se esta amostra está no meu top five de amostras para a superfície por outro lado é a minha recordista absoluta para peixes desferrados, já pensei, experimentei e repensei nesta situação, não a consigo entender, poderá ser do corpo cilíndrico.infelizmente não o consigo explicar mas haverá uma explicação porque não sou grande adepto das coincidências mas ainda não encontrei uma que em que eu ficasse completamente convencido.
Então já fiz várias experiências:

Colocar um triplo mais pesado na parte traseira da amostra
Retirar o triplo dianteiro
Retirar o triplo centra
Variei de fateixas, entre o número 2 standard e 4
Coloquei fateixas com uma haste mais comprida
Coloquei fateixas com uma maior amplitude de abertura

Conclusão:

Consegui minimizar o número de peixes desferrados com 2 sistemas diferentes:

Sistema 1)

Fateixa dianteira St41 nº 4
Fateixa central St41 nº 2
Fateixa traseira St 41 n 2

Vantagens

Se o peixe atacar lateralmente a amostra a maior amplitude das fateixas ferra o peixe com mais eficácia

desvantagens:

A ultima fateixa e a central prendem entre si muitas vezes
Lançamentos mais curtos



Sistema 2)

Fateixa dianteira vmc nº 2
Fateixa central vmc nº 2
Fateixa traseira vmc n 2

Vantagens

Se o peixe ataca a amostra de cima para baixo ou obliquamente à mesma o maior comprimento da haste ferra melhor o peixe
O peso e comprimento destas fateixas provoca lançamento mais longos

desvantagens:

A amostra faz um wtd mais pesado, temos uma sensação de menor leveza no deslizamento da mesma ao efectuar o habitual wtd, temos que fazer uma animação mais rápida para o artificial não perder cadencia no wtd.


Actualmente pesco com estas duas montagens mas de longe a minhas preferência recai pelo sistema 2. Mesmo assim não estou satisfeito , penso que a solução ideal passaria por uns triplos nº3 com uma larga amplitude de abertura dos anzóis, seguirei a tentar descobrir uma solução que me satisfaça a 100%

Talvez o maior segredo desta amostra é a sua simplicidade, um enorme flutuabilidade associado a cores simples e um ratling médio fizeram desta amostra uma excelente caçadora de robalos.


Quem nunca experimentou, experimente





Exemplar capturado com uma Super Spook

8 comentários:

S. Ferreira disse...

É uma excelente amostra para todo o tipo de predadores.
A Bomber lançou há pouco tempo uma outra super spook: a walkie talkie.
Ainda não a testei, mas as opiniões são favoráveis. Maior robustez, 2 triplos apenas, mais esferas e maior distância de lançamento.

Um abraço.

Paulo Martins disse...

Boas Sérgio,

É sem duvida uma grande amostra, a walkie talkie estou com muita curiosidade em experimentar mas só ainda as encontrei à venda em lojas brasileiras e do Brasil não compro nada, tenho também a chatter beast da illex mas ainda não me deu nada mas ainda foi poucas vezes ao banho para titar conclusões:) tem um ratling poderoso, penso que até peca por excesso, as cores também não me agradam muito

Abraço
Paulo Martins

Corricador disse...

Olá Paulo.

Ao contrário de ti todos os peixes que eu ferrei com a super spook tirei-os todos e ainda por cima muito bem ferrados.
Eu troquei as fateixas de origem por umas vmc 8626tn nº4 na frente e traseira e no meio coloquei uma owner st66tnº4 mais pequena e muito mas mesmo muito raramente a de trás e do meio ficam enleadas.
De passeantes gosto muito da patchinko e nessa é que está o meu record de peixes desferrados, na cor lieu ferrei 2 e tirei um e na blue lagoon a minha preferida ferrei uns poucos com 2 deles de bom porte e todos se desferraram. Neste momento estão equipadas com outras fateixas e espero brevemente ter novidades.

Paulo Martins disse...

Boas Pedro,

As fateixas nº4 são muito pequenas para a Super Spook, já perdi alguns peixes com a amostra assim equipada, desisti de usar as n4 pura e simplesmente,acho fateixas muito pequenas para o diametro da amostra, dai eles desferrarem tanto.
A patchinko podes colocar umas nº 2 st 41 dou-me muito bem assim..

Abraço

Corricador disse...

Paulo provavelmente não estamos a falar das mesmas fateixas. Vê aqui as fateixas que eu falava apenas a do meu não é essa mas sim uma do mesmo tamanho mas owner
[img]http://i69.servimg.com/u/f69/12/39/18/79/img_2112.jpg

Paulo Martins disse...

Boas Pedro,

Não consigo ver a imagem, envia-me por mail por favor.

Abraço

Bruno Mrtins disse...

Olá amigo,

Excelente amostra, simplicidade na animação e boa gama de cores. Os robalos adoram-na! Quanto a mim, peca pelo lançamento. Não sendo a minha favorita das amostras de superficie, é incontestavelmente uma das indispensáveis na caixa!
Faltou-te apenas dizer que a cor da foto é a tua favorita!

Um abraço,
Bruno

Paulo Martins disse...

Boas Bruno,

Por acaso não è uma campeã de lançamento mas o que lança é o suficiente.. Tens razão na minha cor preferida:) gostos:)

Abraço amigo