Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

As primeiras trutas de 2012


Mais uma ano e mais uma abertura a um dos mais preciosos peixes de águas interiores nacionais, por muitos mais peixes que pesque, este é o peixe que mais me encanta, pelas mais variadas razões: as paisagens e o ambiente quase místico onde pescámos, a extrema dificuldade na captura dos maiores exemplares( em verdade se diga que cada vez são menos) e porque é sem duvida o peixe de eleição do meu pai..
Por aqui já o disse que cresci a ouvir histórias de trutas, os robalos pesco por uma questão de proximidade e claro de prazer igualmente mas dificilmente efectuaria os km que faço para pescar trutas se fosse para pescar robalos.. Os rios, a cor ,os cheiros são diferentes perseguindo trutas..

 Já faz uns anos largos que não pesco no dia de abertura, estou farto de ver pescadores a correr nas margens dos rios para chegar aos locais mais quentes,cansei-me de ver um dia que para mim é especial num dia de matança, prefiro ir depois, com mais calma e sem atropelos e este ano assim foi novamente e como é tradição a primeira pesca do ano é sempre feita com o meu Pai, e neste caso mais um amigo meu..


Como era de esperar os rio levam pouca água, pescámos em dois rios pela manhã sempre ao spinning , as trutas aparecerem, e cada ano que passa fico encantado cada vez que vou pescar trutas, a primeira truta da época tem sempre um renovado fascínio como se da primeira da minha vida se tratasse..



Lá foram saindo com uns minnows e as habituais colheres rotativas





O meu Pai comentava-me: " Antigamente havia pouco dinheiro para amostras, agora há muitas amostras e poucas trutas! "


Palavras sentidas e sintomáticas de que pesca trutas há mais de 40 anos e viu os rios a desfalecerem, a serem roubados e espoliados de vida..




Até quando iremos conseguir preservar estes exemplares selvagens e resistentes ao tempo?


Da parte da tarde pesquei um pouco à pluma, o tempo quente vai ajudando na pesca à seca..



Esta semana outros rios visitarei, desta vez na companhia do meu irmão que ainda não pode pescar este ano, foi o primeiro dia que visitei as trutas este ano com a certeza que voltarei a alguns destes lugares..

Viemos para casa com com a alegria de quem fez o que mais gosta e com a consciência que as trutas que foram pescadas foram devolvidas com vida  ao meio que pertencem , aos bravos rios que correm em lugares onde o silencio merece ser ouvido

2 comentários:

Ricardo Ovar disse...

Excelente !
A pesca é mesmo isto,partilha,amizade,sons,cheiros e por fim o peixe.O meu pai também já disse o mesmo,antigamente não havia dinheiro para anzois e linha,mas havia peixe.
Grande abraço.
Ricardo Ovar

Ninja Matrix disse...

Olá Paulo!

Belas imagens...parabens!

E nada mais acertado....a primeira truta da época é sempre especial! Muito especial mesmo!

Abraço